Aeroporto Chafei Amsei vem recebendo investimentos para incrementar a segurança das operações e contará com ações especiais para aprimorar a experiência dos clientes durante a festa
Sob a gestão da ASP – Aeroportos Paulistas, o Aeroporto de Barretos está cada vez mais qualificado para atender, com segurança e eficiência, os passageiros que pretendem utilizar o modal aéreo para participar da 69ª edição da Festa do Peão, considerada a maior Festa de Rodeio da América Latina.
Entre os dias 15 e 25 de agosto, período de realização do evento, cerca de 1.200 passageiros devem embarcar e desembarcar em cerca de 330 operações da aviação geral no empreendimento, contabilizando pousos e decolagens. As estimativas ainda podem variar ao longo dos próximos dias, considerando a dinâmica de agendamento dos voos desta modalidade. Na última edição do evento, que ocorreu de 17 a 27 de agosto de 2023, o empreendimento recebeu 326 operações e 1.167 passageiros.
Investimentos em infraestrutura
Desde que assumiu as operações do terminal, em setembro de 2022, a ASP vem realizando investimentos com o intuito de garantir operações mais eficientes e mais conforto aos usuários.
De acordo com Dario Lopes, CEO da ASP – Aeroportos Paulistas, além das ações de melhoria contínua, que beneficiam a segurança das operações durante todo o ano, a ASP implantará iniciativas específicas para o período da festa. “Estamos concluindo intervenções importantes para a segurança dos voos, como a revitalização das sinalizações horizontais, implementação de Área de Segurança de Fim de Pista (RESA), instalação do Indicador de Precisão de Trajetória de Aproximação (PAPI) na cabeceira 09, modernização da iluminação do pátio de aeronaves para LED, além de melhorias no Terminal de Passageiros para garantir mais conforto aos usuários”, pontua.
Para aprimorar a experiência dos clientes e antecipar o clima típico da festa, o Aeroporto Chafei Amsei também contará com a oferta de produtos barretenses, como artesanato e produtos alimentícios, além de cafeteria e choperia com cerveja local.
Ao longo de 2024, a concessionária também já revitalizou os alambrados da cerca operacional e as canaletas de drenagem da pista de pouso e decolagem (PPD), além de promover a manutenção e limpeza geral das taxiways, pátio de aeronaves e pista. Outras ações incluem revitalização predial, requalificação do sistema de climatização, implantação de câmeras de monitoramento ligadas ao Centro de Controle Operacional da ASP, elaboração do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA), substituição do indicador de direção do vento (biruta) e resselagem do pátio de aeronaves.