Total registrado em 2023 representa crescimento de 15% em relação ao ano anterior.
São José do Rio Preto já lidera movimentação no interior de São Paulo.
O ano de 2023 marcou positivamente a mobilidade aérea no interior do estado de São Paulo. Isso porque os Aeroportos de São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Araçatuba, sob a gestão da ASP (Aeroportos Paulistas) desde abril de 2022, movimentaram, juntos, 1,1 milhão de passageiros ao longo de 2023. O número representa um crescimento de 15% em relação a 2022, período em que pouco mais 957 mil viajantes passaram pelos terminais.
Em São José do Rio Preto, 726.437 clientes foram atendidos no último ano, considerando embarques e desembarques. Em comparação com 2022, o crescimento é de quase 14%, período em que mais de 637 mil clientes passaram pelo local. Ao considerar a quantidade de voos, o aumento é de quase 2%. Vale destacar que os dados de janeiro, fevereiro e março de 2022 – período anterior à gestão da concessionária – são da Secretaria Nacional de Aviação Civil.
Em Presidente Prudente, os indicadores ganham destaque entre os aeroportos do noroeste do estado. Durante o último ano, 282.538 passageiros foram recebidos pelo Aeroporto Adhemar de Barros, um incremento de 28% em comparação com o total apurado ao longo de 2022, quando pouco mais de 219 mil clientes embarcaram e desembarcaram no terminal. O crescimento também se reflete no número de voos, com aporte de 15% no mesmo recorte de tempo. O Aeroporto Dario Guarita, em Araçatuba, manteve movimentação estável em 2023.
De acordo com Dario Lopes, CEO da Aeroportos Paulistas, as expectativas continuam positivas para este ano. “Desde o início da gestão da ASP, todos os aeroportos estão recebendo investimentos para oferecer serviços mais seguros e confortáveis, aprimorando a experiência de nossos clientes atuais, além das necessárias previsões para atender o crescimento da demanda de forma estruturada nos próximos anos”, afirma.
As intervenções realizadas estão de acordo com os prazos estabelecidos pelo contrato de concessão e contemplam infraestrutura patrimonial e incremento operacional. Dentre elas, destacamos revitalização dos terminais de passageiros, melhorias nos sistemas de climatização, reforma de sanitários, modernização de sistemas informativos de voo, além de ações direcionadas à segurança das operações, como implantação de Áreas de Segurança de Fim de Pista (RESA), PAPI (auxílio visual de navegação aérea), recuperações de pavimento, melhorias no balizamento e sinalização.
“É importante ressaltar que nosso maior compromisso para este ano é a ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto de Presidente Prudente. Muito em breve, divulgaremos detalhes do projeto e faremos o chamamento das construtoras para o início das obras”, completa Dario Lopes.